Farmacêutico especializado em Análises Clínicas e Biotecnologia Moderna, com doutorado em Microbiologia Clínica pela Universidade de Londres. Atualmente, é coordenador do LABRESIS no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor titular na UFRGS, onde atua em programas de pós-graduação. Ele também coordena o INPRA, é bolsista do CNPq, e membro de comissões da ANVISA e FAPERGS. Sua atuação se concentra em Microbiologia Clínica e Biologia Molecular, com foco em Resistência Antimicrobiana.
Graduada em Farmácia-Bioquímica pela USP, com mestrado e doutorado em Genética pela mesma instituição, fez pós-doutorado em Londres e obteve livre-docência em 2000. Desde 2006, é Professora Titular na USP. Sua pesquisa foca na genética da resistência a antibióticos, diagnóstico e epidemiologia molecular de infecções bacterianas, com ênfase em bactérias gram-negativas. Estuda principalmente a resistência a antibióticos beta-lactâmicos, quinolonas e carbapenêmicos em enterobactérias, pseudomonas e acinetobacter, envolvendo a detecção de genes de resistência e mecanismos genéticos.
Médico formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com especialização em Patologia Clínica, e possui dois doutorados, um em Microbiologia e Imunologia pela UNIFESP e outro em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela USP. É Professor de Microbiologia Clínica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Sua experiência abrange Diagnóstico Médico Laboratorial, com foco em microbiologia clínica, incluindo diagnóstico microbiológico, testes de sensibilidade a antimicrobianos, detecção de resistência antimicrobiana, betalactamases, e epidemiologia molecular de infecções hospitalares. Ele também se especializa em identificação bacteriana por sequenciamento de DNA e espectrometria de massa.
Graduada em Ciências Biológicas modalidade médica, com mestrado e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Professora Titular do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ. Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa Cientistas do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Atua nas áreas de Microbiologia Médica e Aplicada, com ênfase em diagnóstico e caracterização molecular de patógenos bacterianos, e na resistência a antimicrobianos.
Professora Associada no Instituto de Microbiologia da UFRJ. Formada em Farmácia pela UFSC, com habilitação em Tecnologia de Alimentos, possui mestrado em Ciências dos Alimentos pela mesma universidade e doutorado em Microbiologia Farmacêutica pela Universidade de Bonn. Sua pesquisa é focada em Microbiologia Aplicada, com ênfase na resistência a antimicrobianos em bactérias gram-negativas, isoladas de alimentos e amostras clínicas, incluindo Neisseria gonorrhoeae